Visita Técnica de alunos da UNiRio no Museu Casa da Hera

publicado: 03/06/2019 22h11, última modificação: 17/04/2020 11h13

No dia 24 de Maio de 2019 o Museu Casa da Hera recebeu através do setor Museológico 20 (vinte) alunos e 2 (duas) professoras – Tereza Scheiner e Helena Uzeda – dos cursos de Mestrado e Doutorado em Museologia e Ciência da Informação da Universidade do Rio de Janeiro – UNIRIO.

Após uma visita guiada com cada grupo, composto por onze integrantes cada, pelo interior da Casa, onde foi contada a história dos moradores e funções de cada cômodo, foi feita então a parte técnica, onde a Museóloga separou acervos acondicionados para a demonstração tanto de embalagem quanto de peças que normalmente ficam guardadas na Reserva da Instituição para melhor conservação e tratamento das peças.

Foram separados trajes de Indumentária da Maison de Rouff, de Whorth e algumas peças sem etiqueta, mas de grande importância e referência devido ao trabalho de bordado minimamente detalhado. Além dessas peças, foram separados ainda, acervo documental como cartas de Manoel Rabello, Letícia Corrêa e Castro ( prima de Eufrásia) e cadernos de caligrafia. Foi separado também álbum fotográfico da época por se tratar de edição pintada e encadernada de forma luxuosa.

Após o término da visita alguns alunos mostraram-se interessados em voltar e pesquisar temas específicos do acervo. Ficaram de entrar em contato com o Museu.