Instituto Brasileiro de Museus

Museu Casa da Hera

Sala de jantar

Local onde eram realizadas as refeições de caráter social. Aqui a família recebia seus convidados para jantares e confraternizações. A Sala tem uma particularidade: ela se encontra depois da área íntima, algo muito incomum para os padrões de moradia da época.

Por Douglas Montes

A mesa é elástica, ou seja, tem um aparato que permite aumentar ou reduzir seu tamanho, possibilitando acomodar até 16 lugares. No cômodo também vemos a cristaleira que, hoje, abriga a louça da família. Sobre a mesa, encontra-se um jogo de jantar de porcelana com filetes em ouro, provavelmente feito por ocasião do casamento dos donos da casa. Destacamos a presença do monograma “JJTL” (Joaquim José Teixeira Leite), hábito comum no século XIX. Os talheres que compõem a mesa pertenceram ao Barão de Campo Belo e também trazem seu monograma, “LCC” (Laureano Corrêa e Castro). Laureano era pai de Ana Esméria, mas o conjunto não é original da casa. Foi adquirido recentemente através de leilão.

Ao lado da mesa temos um Conjunto Thonet, mobiliário de autoria de Michael Thonet, marceneiro alemão, cujos filhos criaram a empresa Gebrüder Thonet, em Viena, o que justifica o estilo ser conhecido como estilo austríaco. Era nesse local em que as mulheres se reuniam após as refeições para tomar café e para falar sobre a vida, muitas vezes, alheia.

Sala de Jantar

Veja mais: