#: locale=pt ## Action ### URL WebFrame_22F9EEFF_0C1A_2293_4165_411D4444EFEA.url = https://www.google.com/maps/embed?pb=!1m14!1m8!1m3!1d1125.0662370650903!2d-43.65833160400476!3d-22.40702383653939!3m2!1i1024!2i768!4f13.1!3m3!1m2!1s0x0%3A0x105cae38eacb11d5!2sMuseu%20Casa%20da%20Hera!5e1!3m2!1spt-BR!2sbr!4v1648480825791!5m2!1spt-BR!2sbr WebFrame_22F9EEFF_0C1A_2293_4165_411D4444EFEA_mobile.url = https://www.google.com/maps/embed?pb=!1m14!1m8!1m3!1d1125.0662370650903!2d-43.65833160400476!3d-22.40702383653939!3m2!1i1024!2i768!4f13.1!3m3!1m2!1s0x0%3A0x105cae38eacb11d5!2sMuseu%20Casa%20da%20Hera!5e1!3m2!1spt-BR!2sbr!4v1648480825791!5m2!1spt-BR!2sbr ## Hotspot ### Tooltip FlatHotspotPanoramaOverlayArea_EEEDA297_CED4_9781_41B6_D15220DB7F70.toolTip = Alcova FlatHotspotPanoramaOverlayArea_EF4E97DA_CEDC_FD83_41E4_7B72256304C6.toolTip = Alcova HotspotMapOverlayArea_C3BF3BDE_D09E_C24E_41D7_41F50DD056EE.toolTip = Alcova 1 HotspotMapOverlayArea_C37893B3_D09D_C2D6_41DB_E55F4E1BE937.toolTip = Alcova 2 FlatHotspotPanoramaOverlayArea_F0C75C49_D08E_45B2_41D0_CEB6B7A7E33B.toolTip = Aproximar FlatHotspotPanoramaOverlayArea_F1709656_D17E_C25E_41E6_0EE55CC23888.toolTip = Aproximar HotspotPanoramaOverlayArea_CF70473C_D086_C3D2_41CB_E92411B32268.toolTip = Aproximar FlatHotspotPanoramaOverlayArea_F0AFB7A2_D17A_C2F7_41E3_01523D9282C0.toolTip = Aproximar HotspotPanoramaOverlayArea_CA6DB74A_D4A9_2639_4190_477BFC1D455F.toolTip = Aproximar FlatHotspotPanoramaOverlayArea_CBDE0324_D8C9_AF90_41B2_978D50A56AA1.toolTip = Biblioteca HotspotMapOverlayArea_C15FA496_D086_46DF_4182_7A15C8FDAD53.toolTip = Biblioteca HotspotPanoramaOverlayArea_F338C464_D186_4673_41D4_AF6CA2D4FAB8.toolTip = Conjunto Thonet HotspotMapOverlayArea_C1E731BF_D08A_3ECE_41E4_CF3F19565808.toolTip = Copa FlatHotspotPanoramaOverlayArea_EEDD967F_CED4_9E81_41E8_BB86000527E2.toolTip = Copa FlatHotspotPanoramaOverlayArea_EF3A49FC_CF2B_B586_41DD_F74792CF66BC.toolTip = Copa FlatHotspotPanoramaOverlayArea_C9F38443_D37F_1A28_41D8_0C49F0884304.toolTip = Copa HotspotMapOverlayArea_C07F7857_D08A_4E5E_41B1_728CB23950D2.toolTip = Corredor FlatHotspotPanoramaOverlayArea_EFFD2136_CF2D_9282_41E6_D3E3D108D278.toolTip = Corredor HotspotMapOverlayArea_C0534947_D08A_4FBE_41DD_BBEDF7B32F0E.toolTip = Corredor FlatHotspotPanoramaOverlayArea_EC6D1F76_CF2D_6E83_419B_BCD81BDB44EA.toolTip = Corredor FlatHotspotPanoramaOverlayArea_EEDBC120_CF2C_92BF_41D2_F4E6B6F1FE31.toolTip = Corredor FlatHotspotPanoramaOverlayArea_EEC82528_CEDF_928F_41E2_9DA251DDEEC6.toolTip = Corredor com vista para o Jardim de Inverno FlatHotspotPanoramaOverlayArea_EEF6DF80_CEDC_AE7F_41D4_2CC7DAD252CE.toolTip = Corredor com vista para o Jardim de Inverno FlatHotspotPanoramaOverlayArea_EEFDFB28_CED4_B68E_41B9_80C41ABB86C9.toolTip = Corredor com vista para o Jardim de Inverno HotspotMapOverlayArea_C02A633F_D08A_43CE_41E3_5BDE180709A2.toolTip = Corredor da Área Íntima FlatHotspotPanoramaOverlayArea_EF55B2BC_CEDC_9787_41BC_638F271B7C7E.toolTip = Corredor da Área Íntima FlatHotspotPanoramaOverlayArea_EEC93349_CEDB_9681_41CF_039DA24B28F2.toolTip = Corredor da Área Íntima FlatHotspotPanoramaOverlayArea_EF05D1BC_CED5_B587_41C4_5E709CA088D3.toolTip = Corredor da Área Íntima FlatHotspotPanoramaOverlayArea_EEDBC8F1_CEDD_7381_41D3_938870728012.toolTip = Corredor da Área Íntima FlatHotspotPanoramaOverlayArea_EED59DE0_CED4_ADBE_41DD_650D6C3A666E.toolTip = Cozinha HotspotMapOverlayArea_C385AC6E_D09A_464E_41D9_581824D30C0B.toolTip = Cozinha FlatHotspotPanoramaOverlayArea_F22FA7AC_D185_C2F2_41D6_E13206CFCCF2.toolTip = Detalhes em Ouro HotspotPanoramaOverlayArea_F3F0F4A3_D18E_46F5_419E_BC31CF747641.toolTip = Detalhes em Ouro HotspotPanoramaOverlayArea_F26C3257_D18B_C25D_41C0_4E3E514101B4.toolTip = Detalhes em Ouro HotspotPanoramaOverlayArea_F2F0AF71_D18A_4252_41E0_47BB1A568F92.toolTip = Detalhes em Ouro HotspotPanoramaOverlayArea_F6697CEC_D18D_C673_41D7_813D1E642F37.toolTip = Detalhes em Ouro FlatHotspotPanoramaOverlayArea_EEC473DB_CF35_7581_41B2_5602486BF18E.toolTip = Entrada FlatHotspotPanoramaOverlayArea_EF0C469E_CF34_BF83_41E2_CF6A277B687E.toolTip = Entrada FlatHotspotPanoramaOverlayArea_EE95419F_CED7_F581_41D2_71CA12441207.toolTip = Escritório de Trabalho HotspotMapOverlayArea_C2C4C46E_D09E_464E_41C6_EDB1EC6BF0A0.toolTip = Escritório de Trabalho FlatHotspotPanoramaOverlayArea_EEF10D8B_CED5_AD81_41D2_753005F85C68.toolTip = Escritório de Trabalho FlatHotspotPanoramaOverlayArea_EF28BAD5_CF34_9781_41E6_09126D748AE6.toolTip = Fachada FlatHotspotPanoramaOverlayArea_EF2B14B0_CF3B_7380_41D6_16114347A547.toolTip = Fachada FlatHotspotPanoramaOverlayArea_EFA1E99C_CF35_B587_41E5_652120F7C5BC.toolTip = Fachada FlatHotspotPanoramaOverlayArea_EF34DA58_CF35_968F_41E8_F9582A45A7E7.toolTip = Jardim (Vista 1) FlatHotspotPanoramaOverlayArea_EEC602C9_CF37_B78E_41A4_512FF09F0BFC.toolTip = Jardim (Vista 1) FlatHotspotPanoramaOverlayArea_EF71A2E6_CF34_9783_4198_42064307589A.toolTip = Jardim (Vista 1) FlatHotspotPanoramaOverlayArea_EF117FE6_CF37_ED83_41B9_8A6008B06444.toolTip = Jardim (Vista 2) HotspotPanoramaOverlayArea_F3F4CA32_D19A_4DD7_41E1_F6F70A07AB13.toolTip = Piano francês Henri Herz, do século \ XIX, um dos únicos exemplares em \ funcionamento no mundo. FlatHotspotPanoramaOverlayArea_EF6A96AB_CEDD_7F82_41D9_3B66EAC42E9C.toolTip = Quarto Conjugado HotspotMapOverlayArea_C29DC4D7_D09A_465E_41E4_B377538D75B3.toolTip = Quarto Conjugado HotspotMapOverlayArea_C17CC396_D086_42DE_41D1_03C1C40E9659.toolTip = Quarto Menor FlatHotspotPanoramaOverlayArea_EEEB9729_CEDB_9E81_41E8_1ED84AE51015.toolTip = Quarto Menor FlatHotspotPanoramaOverlayArea_EF3371CD_CF2D_7581_41E3_DBEAD6AAE388.toolTip = Quarto de Visitas HotspotMapOverlayArea_C0B442AF_D08E_42CE_41E8_BBACC86D7F7C.toolTip = Quarto de Visitas HotspotPanoramaOverlayArea_D0147652_CD2D_9E82_41E7_C3EE814930A5.toolTip = Saber Mais HotspotPanoramaOverlayArea_EF709021_CF34_9281_41C3_B6B65143031A.toolTip = Saber Mais HotspotPanoramaOverlayArea_0EAC2ACD_1A59_CA6E_41B2_3B73415047C8.toolTip = Saber Mais FlatHotspotPanoramaOverlayArea_EE9C7112_CED4_B283_41C1_E9319379EE86.toolTip = Sala Comercial FlatHotspotPanoramaOverlayArea_C99DA8EF_DCA9_62A3_41E6_44F0043F9E43.toolTip = Sala Comercial FlatHotspotPanoramaOverlayArea_EE96FBEC_CED7_9587_41E8_BE860227449C.toolTip = Sala Comercial HotspotMapOverlayArea_C2F4FDE6_D09E_467E_41D4_C75EEEACC673.toolTip = Sala Comercial FlatHotspotPanoramaOverlayArea_EF14B7CF_CED4_9D82_41D7_886F5B241976.toolTip = Sala de Jantar FlatHotspotPanoramaOverlayArea_EF2EE572_CED5_9283_41BD_64ACDF227EC5.toolTip = Sala de Jantar HotspotMapOverlayArea_C1C1D677_D086_425E_41C3_2B181E708FD5.toolTip = Sala de Jantar (Vista 1) HotspotMapOverlayArea_C1E4A69E_D086_42CF_41E5_E409F7097FD4.toolTip = Sala de Jantar (Vista 2) FlatHotspotPanoramaOverlayArea_EF5ED26B_CF2F_B682_41E9_567A78AF3E32.toolTip = Salão Amarelo FlatHotspotPanoramaOverlayArea_EC3CF55D_CF2B_F281_41DF_5136C9ADCE88.toolTip = Salão Amarelo HotspotMapOverlayArea_C0BD32D7_D08F_C25D_41C3_D6AAE017C42C.toolTip = Salão Amarelo (Vista 1) HotspotMapOverlayArea_DE3DB75F_D08A_424E_41E6_5B7B2E0C4C47.toolTip = Salão Amarelo (Vista 2) HotspotMapOverlayArea_DF2961DE_D08A_DE4E_41E3_629B8D01B887.toolTip = Salão Vermelho FlatHotspotPanoramaOverlayArea_EF2FEDBC_CF2C_AD87_41D3_4194CDB4B0B7.toolTip = Salão Vermelho FlatHotspotPanoramaOverlayArea_CA8D7E34_D358_E669_41D4_A1C22C67677E.toolTip = Túnel de Bambus FlatHotspotPanoramaOverlayArea_EF00F243_CF34_B681_41E5_BECCBC4667E8.toolTip = Túnel de Bambus FlatHotspotPanoramaOverlayArea_C74A39A7_D0BB_CEFD_41D2_5D7E0CD186E2.toolTip = Vestíbulo HotspotMapOverlayArea_DE9E0D16_D08A_47DE_41C6_F6C5FCD4A0B7.toolTip = Vestíbulo FlatHotspotPanoramaOverlayArea_EF7CC785_CF34_BD81_41DD_4E71B0CE801D.toolTip = Vestíbulo FlatHotspotPanoramaOverlayArea_EF2D5C19_CF34_B281_41D2_09C77CD879B4.toolTip = Vestíbulo HotspotMapOverlayArea_C368D03D_D08A_DDCD_41C3_0721652E6031.toolTip = Vista da Fachada FlatHotspotPanoramaOverlayArea_EE9E15F9_CEDC_9D81_41B5_98928AB1E9E7.toolTip = Área Íntima FlatHotspotPanoramaOverlayArea_EF5E76EB_CEDF_9F81_41B4_DD31CD047AF0.toolTip = Área Íntima ## Media ### Audio audiores_C50394F9_D27D_CE8A_41D6_B8C22081B6F8.mp3Url = 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Image_EFC3CC52_CF54_B283_41D6_58CAFC2C410F.url = skin/Image_EFC3CC52_CF54_B283_41D6_58CAFC2C410F_pt.jpg ### Multiline Text HTMLText_EFC4DC53_CF54_B281_41D0_7A984D3CB575.html =



Ana Esméria Teixeira Leite


O quadro em pintura a óleo retrata Ana Esméria Teixeira Leite (1827-1871). Ana era filha de Laureano Corrêa e Castro, o Barão de Campo Belo, com Eufrásia Joaquina do Sacramento Andrade, donos de uma das maiores fazendas e com maior quantidade de pés de café da região na época.







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Eufrásia Joaquina Correa


O quadro em pintura a óleo retrata a avó materna Eufrásia Joaquina Correa, a Baronesa de Campo Bello.







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Joaquim José Teixeira Leite


O quadro em óleo sobre tela, retrata Joaquim José Teixeira Leite. A forma como optou por ser retratado e a variedade e amplitude de temas de sua biblioteca, revelam ter sido ele um homem letrado. e erudito. Ele foi bacharel em Direito, presidente da Câmara de Vassouras por 11 anos e vice-presidente da província do Rio de Janeiro.


Ao longo de sua vida, Joaquim José Teixeira Leite envolveu-se com os projetos para construção da Estrada de Ferro D. Pedro II (futura Central do Brasil) e defendeu a implantação de núcleos de colonos na região de Vassouras.








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Alcova


Você está em uma das cinco alcovas da casa.


As alcovas eram quartos sem conforto e sem janela, onde geralmente eram hospedados viajantes que possuíam ligações estritamente comerciais com os donos da casa e, portanto, não deveriam ter acesso a outros ambientes.


Esses quartos eram oferecidos para pernoite já que as viagens, naquela época, eram mais longas e cansativas por serem feitas em lombo de mulas.



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Alcova


Você está em uma das cinco alcovas da casa.


As alcovas eram quartos sem conforto e sem janela, onde geralmente eram hospedados viajantes que possuíam ligações estritamente comerciais com os donos da casa e, portanto, não deveriam ter acesso a outros ambientes.


Esses quartos eram oferecidos para pernoite já que as viagens, naquela época, eram mais longas e cansativas por serem feitas em lombo de mulas.



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Biblioteca


Você está na biblioteca, um ambiente que integra a área íntima da casa. Em seu acervo, existem cerca de mil volumes e três mil periódicos, abrigando obras raras da literatura nacional e internacional. A amplitude de temas da biblioteca revela que Joaquim José Teixeira Leite foi um homem erudito e letrado.


Neste ambiente, existem 3 quadros pintados a óleo que retratam familiares de Joaquim José Teixeira Leite: o primeiro, com moldura oval, representa seu irmão João Evangelista Teixeira Leite. O segundo reproduz seu pai, Francisco José Teixeira - Barão de Itambé, e o terceiro mostra sua mãe, Francisca Bernardina Leite Ribeiro, a Baronesa de Itambé.


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Biblioteca


Você está na biblioteca, um ambiente que integra a área íntima da casa. Em seu acervo, existem cerca de mil volumes e três mil periódicos, abrigando obras raras da literatura nacional e internacional. A amplitude de temas da biblioteca revela que Joaquim José Teixeira Leite foi um homem erudito e letrado.


Neste ambiente, existem 3 quadros pintados a óleo que retratam familiares de Joaquim José Teixeira Leite: o primeiro, com moldura oval, representa seu irmão João Evangelista Teixeira Leite. O segundo reproduz seu pai, Francisco José Teixeira - Barão de Itambé, e o terceiro mostra sua mãe, Francisca Bernardina Leite Ribeiro, a Baronesa de Itambé.



HTMLText_C3D7BAB6_D3E9_2E69_41D9_98B1679C463D_mobile.html =
Copa


Você está na copa da casa. A copa e a cozinha são áreas de serviço destinadas aos afazeres domésticos diários.


Do mobiliário original da casa, existem 2 itens: o armário embutido e a mesa de madeira.


Em exposição, há também uma cristaleira, modelo Chippendale, doação do Sr. Floriano Reis Neto (descendente do Barão Piabanha). As peças de cristal em seu interior e as louças do outro expositor foram doadas pela Sra. Iacy Martins Corrêa e Castro.
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Copa


Você está na copa da casa. A copa e a cozinha são áreas de serviço destinadas aos afazeres domésticos diários.


Do mobiliário original da casa, existem 2 itens: o armário embutido e a mesa de madeira.


Em exposição, há também uma cristaleira, modelo Chippendale, doação do Sr. Floriano Reis Neto (descendente do Barão Piabanha). As peças de cristal em seu interior e as louças do outro expositor foram doadas pela Sra. Iacy Martins Corrêa e Castro.
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Cozinha


Você está agora na cozinha, área de serviço que talvez tenha sido o ambiente da Casa que mais se modificou ao longo dos anos. O fogão original, embutido e a lenha, funcionava sem interrupção, transformando o espaço em um local quente e repleto de fuligem.


O fogão que atualmente está no cômodo foi adquirido da Fazenda de São Fidelis (do Barão de Santa Justa), enquanto que o pilão e as panelas de ferro com pegadores, doados pelo Sr. Gerson Ribas Tambasco.


Além das louças e dos objetos pequenos, que são originários da Casa da Hera, destacamos o filtro de pedra vulcânica, a máquina de costura manual e um moedor, todos doados pela Sra. Nelli Napoli Venezian.



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Cozinha


Você está agora na cozinha, área de serviço que talvez tenha sido o ambiente da Casa que mais se modificou ao longo dos anos. O fogão original, embutido e a lenha, funcionava sem interrupção, transformando o espaço em um local quente e repleto de fuligem.


O fogão que atualmente está no cômodo foi adquirido da Fazenda de São Fidelis (do Barão de Santa Justa), enquanto que o pilão e as panelas de ferro com pegadores, doados pelo Sr. Gerson Ribas Tambasco.


Além das louças e dos objetos pequenos, que são originários da Casa da Hera, destacamos o filtro de pedra vulcânica, a máquina de costura manual e um moedor, todos doados pela Sra. Nelli Napoli Venezian.



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Entrada


Seja bem-vindo ou bem-vinda ao Museu Casa da Hera.


O Museu e seu patrimônio são testemunhos da riqueza gerada pelo café no século XIX e constituem uma importante referência histórico-cultural não só de Vassouras, mas de todo o Brasil.


A Chácara, localizada no centro urbano de Vassouras, possui 33 mil m². A vegetação exuberante do terreno, repleta de plantas nativas da região e árvores frutíferas, torna o passeio pela área verde um dos principais pontos da visita ao Museu.


Continue explorando para saber ainda mais sobre o Museu Casa da Hera.





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Entrada


Seja bem-vindo ou bem-vinda ao Museu Casa da Hera.


O Museu e seu patrimônio são testemunhos da riqueza gerada pelo café no século XIX e constituem uma importante referência histórico-cultural não só de Vassouras, mas de todo o Brasil.


A Chácara, localizada no centro urbano de Vassouras, possui 33 mil m². A vegetação exuberante do terreno, repleta de plantas nativas da região e árvores frutíferas, torna o passeio pela área verde um dos principais pontos da visita ao Museu.


Continue explorando para saber ainda mais sobre o Museu Casa da Hera.





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Escritório de Trabalho


O Vale do Paraíba, com grande destaque para a cidade de Vassouras, foi palco de inúmeras transformações sociais e geográficas no século XIX, pois foi a maior região produtora de café do mundo, principalmente a partir de 1850.


O patrimônio artístico dessas cidades, com seus palacetes, sedes de fazenda e igrejas, é o registro de um período em que o Vale se tornou o centro econômico do país, local por onde transitavam alguns dos homens e mulheres mais ricos de sua época, como os integrantes das famílias Teixeira Leite e Corrêa e Castro.


E por falar em riquezas e transformações geográficas, você está no escritório de Joaquim José Teixeira Leite, que abriga sua coleção de mapas e uma mesa-cofre, usada para guardar dinheiro e importantes documentos do cafeicultor.


Seus negócios, principalmente os relacionados ao comércio do café, permitiram que acumulasse grande fortuna ao longo de sua vida.




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Escritório de Trabalho


O Vale do Paraíba, com grande destaque para a cidade de Vassouras, foi palco de inúmeras transformações sociais e geográficas no século XIX, pois foi a maior região produtora de café do mundo, principalmente a partir de 1850.


O patrimônio artístico dessas cidades, com seus palacetes, sedes de fazenda e igrejas, é o registro de um período em que o Vale se tornou o centro econômico do país, local por onde transitavam alguns dos homens e mulheres mais ricos de sua época, como os integrantes das famílias Teixeira Leite e Corrêa e Castro.


E por falar em riquezas e transformações geográficas, você está no escritório de Joaquim José Teixeira Leite, que abriga sua coleção de mapas e uma mesa-cofre, usada para guardar dinheiro e importantes documentos do cafeicultor.


Seus negócios, principalmente os relacionados ao comércio do café, permitiram que acumulasse grande fortuna ao longo de sua vida.




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Fachada


Você está em frente à entrada principal do casarão.


Podemos situar a construção da Casa na primeira metade do século XIX, pois o primeiro registro que se tem dela é de 1836, em uma planta baixa da cidade de Vassouras. Sua estrutura é composta por 22 cômodos, distribuídos em área comercial, social, íntima e de serviço.


Observe a ornamentação da fachada com a planta hera. Originalmente, a Casa não possuía hera em seu entorno. Ela foi plantada somente em 1887 por Manuel da Silva Rebello, o caseiro que ficou responsável pelo local após a partida de Eufrásia e sua irmã para a Europa. Será que ele imaginava que seu ato marcaria de maneira tão profunda esta casa a ponto de torná-la conhecida como a “Casa da Hera”?




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Fachada


Você está em frente à entrada principal do casarão.


Podemos situar a construção da Casa na primeira metade do século XIX, pois o primeiro registro que se tem dela é de 1836, em uma planta baixa da cidade de Vassouras. Sua estrutura é composta por 22 cômodos, distribuídos em área comercial, social, íntima e de serviço.


Observe a ornamentação da fachada com a planta hera. Originalmente, a Casa não possuía hera em seu entorno. Ela foi plantada somente em 1887 por Manuel da Silva Rebello, o caseiro que ficou responsável pelo local após a partida de Eufrásia e sua irmã para a Europa. Será que ele imaginava que seu ato marcaria de maneira tão profunda esta casa a ponto de torná-la conhecida como a “Casa da Hera”?




HTMLText_C3D1007B_D3AF_3ADF_41C3_DE011DF20694.html =
Jardim de Inverno


Neste corredor, destacam-se as roseiras sem espinhos centenárias no jardim interno –ou jardim de inverno, responsável por manter a casa arejada e iluminada, visto que não havia luz elétrica naquele tempo.


São 19 janelas voltadas para o jardim e 69 no total, caracterizando todo o poder econômico da família e o gosto pelo refinamento e ostentação, já que apenas pessoas muito ricas poderiam ter tantas janelas com vidros, uma vez que não havia produção nacional desse material, que era todo importado.




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Jardim de Inverno


Neste corredor, destacam-se as roseiras sem espinhos centenárias no jardim interno –ou jardim de inverno, responsável por manter a casa arejada e iluminada, visto que não havia luz elétrica naquele tempo.


São 19 janelas voltadas para o jardim e 69 no total, caracterizando todo o poder econômico da família e o gosto pelo refinamento e ostentação, já que apenas pessoas muito ricas poderiam ter tantas janelas com vidros, uma vez que não havia produção nacional desse material, que era todo importado.




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Jardim


Você está em um jardim histórico. Uma composição arquitetônica com elementos naturais. Monumento histórico e artístico, cujo material é, sobretudo, vegetal, vivo e, por isso, perecível e renovável.


A área do jardim é organizada intencionalmente para o proveito, o deleite, a educação, a recreação, o encontro e a contemplação daqueles que a frequentam.


Os jardins do Museu Casa da Hera são tombados e, por esse motivo, são um patrimônio que deve ser valorizado, protegido e preservado.




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Jardim


Você está em um jardim histórico. Uma composição arquitetônica com elementos naturais. Monumento histórico e artístico, cujo material é, sobretudo, vegetal, vivo e, por isso, perecível e renovável.


A área do jardim é organizada intencionalmente para o proveito, o deleite, a educação, a recreação, o encontro e a contemplação daqueles que a frequentam.


Os jardins do Museu Casa da Hera são tombados e, por esse motivo, são um patrimônio que deve ser valorizado, protegido e preservado.




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Quarto Conjugado


Você está no quarto conjugado com quarto de vestir (ou quarto de banhar). A documentação não permite definir com exatidão a quem pertencia cada um dos quartos. Supõe-se que este teria sido o quarto do casal por ser o maior da casa.


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Quarto Conjugado


Você está no quarto conjugado com quarto de vestir (ou quarto de banhar). A documentação não permite definir com exatidão a quem pertencia cada um dos quartos. Supõe-se que este teria sido o quarto do casal por ser o maior da casa.


HTMLText_C3A2428E_D3DB_1E38_41E1_78D0911A7CE5_mobile.html =
Quarto Menor


Você está agora no quarto menor, que por sua proximidade ao quarto dos pais, teria pertencido às filhas, Eufrásia e Francisca Bernardina.


Observe o quadro acima da cabeceira da cama, feito em técnica pastel no final do século XIX. Ele reproduz uma fotografia de Eufrásia aos 18 anos de idade. Chamam a atenção o decote do vestido e o cabelo que parece estar cortado a la garçoné, ou seja, curto, pouco comuns para o Brasil na época, mostrando que Eufrásia era uma personalidade bem à frente de seu tempo.




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Quarto Menor


Você está agora no quarto menor, que por sua proximidade ao quarto dos pais, teria pertencido às filhas, Eufrásia e Francisca Bernardina.


Observe o quadro acima da cabeceira da cama, feito em técnica pastel no final do século XIX. Ele reproduz uma fotografia de Eufrásia aos 18 anos de idade. Chamam a atenção o decote do vestido e o cabelo que parece estar cortado a la garçoné, ou seja, curto, pouco comuns para o Brasil na época, mostrando que Eufrásia era uma personalidade bem à frente de seu tempo.




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Sala Comercial


Você está na sala comercial, um dos ambientes que integra a área comercial da casa. Aqui, os comerciantes, fazendeiros, políticos e demais envolvidos com o universo do café eram recebidos pelo dono da casa para tratarem de negócios.


A área comercial, que além desta sala inclui o escritório de trabalho e as alcovas, possuía elevada relevância, já que Joaquim José Teixeira Leite, como um dos mais destacados comissários de café da região, tinha importantes contatos comerciais.


No século XIX, graças ao café, o Brasil viveu um de seus períodos de maior prosperidade econômica: a exploração de café auxiliou na estabilização da economia e gerou recursos para que se pudesse investir em uma indústria incipiente e na melhoria da infraestrutura.


A produção também foi responsável por mudanças de caráter social, pois criou uma nova aristocracia – os barões do café – e gerou um grande afluxo de escravizados para o país. Junto com esses grupos vieram novos hábitos e costumes que marcaram os modos de viver do século XIX e ajudaram a formar as bases de nossa cultura.


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Sala Comercial


Você está na sala comercial, um dos ambientes que integra a área comercial da casa. Aqui, os comerciantes, fazendeiros, políticos e demais envolvidos com o universo do café eram recebidos pelo dono da casa para tratarem de negócios.


A área comercial, que além desta sala inclui o escritório de trabalho e as alcovas, possuía elevada relevância, já que Joaquim José Teixeira Leite, como um dos mais destacados comissários de café da região, tinha importantes contatos comerciais.


No século XIX, graças ao café, o Brasil viveu um de seus períodos de maior prosperidade econômica: a exploração de café auxiliou na estabilização da economia e gerou recursos para que se pudesse investir em uma indústria incipiente e na melhoria da infraestrutura.


A produção também foi responsável por mudanças de caráter social, pois criou uma nova aristocracia – os barões do café – e gerou um grande afluxo de escravizados para o país. Junto com esses grupos vieram novos hábitos e costumes que marcaram os modos de viver do século XIX e ajudaram a formar as bases de nossa cultura.


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Sala de Jantar


Ao lado da mesa de jantar temos um Conjunto Thonet, mobiliário de autoria de Michael Thonet, marceneiro alemão cujos filhos fundaram a empresa Gebrüder Thonet, em Viena, o que justifica o estilo ser conhecido como austríaco.


Era nesse local em que as mulheres se reuniam após as refeições para tomar café e conversar.
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Sala de Jantar


Ao lado da mesa de jantar temos um Conjunto Thonet, mobiliário de autoria de Michael Thonet, marceneiro alemão cujos filhos fundaram a empresa Gebrüder Thonet, em Viena, o que justifica o estilo ser conhecido como austríaco.


Era nesse local em que as mulheres se reuniam após as refeições para tomar café e conversar.
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Sala de Jantar


Você está na sala de Jantar, local onde eram realizadas as refeições de caráter social. Aqui a família recebia seus convidados para jantares e confraternizações.


Observe que a sala tem uma particularidade: ela se encontra depois da área íntima, algo muito incomum para os padrões de moradia da época.


Ao fundo da sala existe uma cristaleira que hoje abriga a louça da família.


Neste ambiente, o item central é a mesa de jantar. Esta mesa é elástica, ou seja, tem um aparato que permite aumentar ou reduzir seu tamanho, possibilitando acomodar até 16 lugares.


Sobre a mesa, encontra-se um jogo de jantar de porcelana com filetes em ouro, provavelmente feito por ocasião do casamento dos donos da casa. Nestas peças também observamos a presença do monograma “JJTL”, referência a Joaquim José Teixeira Leite. A aplicação de monogramas era um hábito comum no século XIX.


Os talheres que compõem a mesa pertenceram ao Barão de Campo Belo - Laureano Corrêa e Castro -e também trazem seu monograma “LCC”. Laureano era pai de Ana Esméria, mas o conjunto não é original da casa. Foi adquirido recentemente através de leilão.


Para ver mais de perto, clique nos marcadores que estão próximos aos objetos.
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Sala de Jantar


Você está na sala de Jantar, local onde eram realizadas as refeições de caráter social. Aqui a família recebia seus convidados para jantares e confraternizações.


Observe que a sala tem uma particularidade: ela se encontra depois da área íntima, algo muito incomum para os padrões de moradia da época.


Ao fundo da sala existe uma cristaleira que hoje abriga a louça da família.


Neste ambiente, o item central é a mesa de jantar. Esta mesa é elástica, ou seja, tem um aparato que permite aumentar ou reduzir seu tamanho, possibilitando acomodar até 16 lugares.


Sobre a mesa, encontra-se um jogo de jantar de porcelana com filetes em ouro, provavelmente feito por ocasião do casamento dos donos da casa. Nestas peças também observamos a presença do monograma “JJTL”, referência a Joaquim José Teixeira Leite. A aplicação de monogramas era um hábito comum no século XIX.


Os talheres que compõem a mesa pertenceram ao Barão de Campo Belo - Laureano Corrêa e Castro -e também trazem seu monograma “LCC”. Laureano era pai de Ana Esméria, mas o conjunto não é original da casa. Foi adquirido recentemente através de leilão.


Para ver mais de perto, clique nos marcadores que estão próximos aos objetos.
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Salão Amarelo


Esta é a área social, composta por dois suntuosos ambientes: o Salão Amarelo e o Salão Vermelho. Ambos apresentam decoração neorrococó, típica do gosto francês do século XIX. Destacam-se o mobiliário no estilo Luís Felipe, os espelhos e lustres de cristal.


É possível observar que algumas portas e janelas do ambiente são adornadas com folhas de ouro, detalhe que traz requinte e reforça a posição social da família.


Um outro item em destaque no salão amarelo é o piano francês Henri Herz, do século XIX.




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Salão Amarelo


Esta é a área social, composta por dois suntuosos ambientes: o Salão Amarelo e o Salão Vermelho. Ambos apresentam decoração neorrococó, típica do gosto francês do século XIX. Destacam-se o mobiliário no estilo Luís Felipe, os espelhos e lustres de cristal.


É possível observar que algumas portas e janelas do ambiente são adornadas com folhas de ouro, detalhe que traz requinte e reforça a posição social da família.


Um outro item em destaque no salão amarelo é o piano francês Henri Herz, do século XIX.




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Salão Amarelo


No Salão Amarelo aconteciam os bailes e os famosos saraus do século XIX, sempre acompanhados de música. Aqui a família recebia convidados ilustres para os grandes festejos. “Diga a Chiquinha que não he só no Botafogo que se diverte a gente: as moças aqui tem se regalado de saraus” - disse Joaquim José Teixeira Leite em 1865 em alusão aos eventos sociais que realizava em sua casa.


A suntuosidade e o luxo do local são expressões do gosto e do poder econômico dos donos da casa. Além disso, o esmero na decoração e o fato de haver na casa alguns cômodos destinados aos bailes e recepções, indicam que o hábito de receber convidados era valorizado por aquela sociedade, pois ser um bom anfitrião era uma forma de elevar o prestígio social.





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Salão Amarelo


No Salão Amarelo aconteciam os bailes e os famosos saraus do século XIX, sempre acompanhados de música. Aqui a família recebia convidados ilustres para os grandes festejos. “Diga a Chiquinha que não he só no Botafogo que se diverte a gente: as moças aqui tem se regalado de saraus” - disse Joaquim José Teixeira Leite em 1865 em alusão aos eventos sociais que realizava em sua casa.


A suntuosidade e o luxo do local são expressões do gosto e do poder econômico dos donos da casa. Além disso, o esmero na decoração e o fato de haver na casa alguns cômodos destinados aos bailes e recepções, indicam que o hábito de receber convidados era valorizado por aquela sociedade, pois ser um bom anfitrião era uma forma de elevar o prestígio social.





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Salão Vermelho


O ponto central do salão vermelho é o um dos quadros de Eufrásia, que muitos visitantes buscam encontrar na casa. Esse quadro não estaria ali na época, visto se tratar de um salão frequentado apenas por homens, para fumarem charuto, mascarem tabaco, conversarem sobre política e tratarem de negócios.


Hoje, porém, o quadro nos ajuda a compor o desfecho dessa história e a dar o devido destaque a essa personalidade tão importante.


Poucos sabem, no entanto, que seu desejo ao doar a residência e seus pertences era preservar, não sua própria memória, mas a de seu pai, Joaquim José Teixeira Leite.


Ela e sua irmã Francisca Bernardina viveram na casa até 1873, quando, após a morte dos pais, a bordo de um vapor, foram para a França e passaram a residir em Paris.


Ao longo de sua vida, mesmo quando já não residia no Brasil, ela procurou manter o local como havia sido na época em que seus pais ali viviam, já que em diversas cartas ela afirmou que “não se mexa na casa de meus pais”. Por essa razão, o que o visitante encontra na Casa é a memória daqueles que ali habitaram no século XIX e todo o luxo que puderam desfrutar graças à prosperidade do café. No entanto, isso não significa que se deva esquecer a imagem de Eufrásia, pois foi graças a ela que esse patrimônio chegou até nós.


Enquanto residia na Europa, Eufrásia entrou para o mundo dos negócios e multiplicou sua herança, tornando-se acionista de empresas de diferentes países. Elegante, independente, inteligente e voluntariosa, Eufrásia Teixeira Leite frequentou a aristocracia francesa, ganhou admiradores e se relacionou durante alguns anos com o político pernambucano e abolicionista, Joaquim Nabuco.


Sua irmã Francisca faleceu na França em 1899. Eufrásia só voltou a frequentar a Chácara da Hera em períodos esporádicos, já na década de 20. Em 1930, aos 80 anos, morreu em seu apartamento no Rio, sem nunca ter se casado e sem deixar herdeiros. Suas cartas revelam um espírito inconformista que a levou a uma vida fora dos padrões de sua época.


“É demais a opinião de minha gente, que não compreende como eu não sou a mais feliz das criaturas; parece que para isso só me falta ser como todo mundo”. ETL


Suas características tão singulares, tornaram Eufrásia uma das personalidades mais conhecidas e célebres da história de Vassouras.
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Salão Vermelho


O ponto central do salão vermelho é o um dos quadros de Eufrásia, que muitos visitantes buscam encontrar na casa. Esse quadro não estaria ali na época, visto se tratar de um salão frequentado apenas por homens, para fumarem charuto, mascarem tabaco, conversarem sobre política e tratarem de negócios.


Hoje, porém, o quadro nos ajuda a compor o desfecho dessa história e a dar o devido destaque a essa personalidade tão importante.


Poucos sabem, no entanto, que seu desejo ao doar a residência e seus pertences era preservar, não sua própria memória, mas a de seu pai, Joaquim José Teixeira Leite.


Ela e sua irmã Francisca Bernardina viveram na casa até 1873, quando, após a morte dos pais, a bordo de um vapor, foram para a França e passaram a residir em Paris.


Ao longo de sua vida, mesmo quando já não residia no Brasil, ela procurou manter o local como havia sido na época em que seus pais ali viviam, já que em diversas cartas ela afirmou que “não se mexa na casa de meus pais”. Por essa razão, o que o visitante encontra na Casa é a memória daqueles que ali habitaram no século XIX e todo o luxo que puderam desfrutar graças à prosperidade do café. No entanto, isso não significa que se deva esquecer a imagem de Eufrásia, pois foi graças a ela que esse patrimônio chegou até nós.


Enquanto residia na Europa, Eufrásia entrou para o mundo dos negócios e multiplicou sua herança, tornando-se acionista de empresas de diferentes países. Elegante, independente, inteligente e voluntariosa, Eufrásia Teixeira Leite frequentou a aristocracia francesa, ganhou admiradores e se relacionou durante alguns anos com o político pernambucano e abolicionista, Joaquim Nabuco.


Sua irmã Francisca faleceu na França em 1899. Eufrásia só voltou a frequentar a Chácara da Hera em períodos esporádicos, já na década de 20. Em 1930, aos 80 anos, morreu em seu apartamento no Rio, sem nunca ter se casado e sem deixar herdeiros. Suas cartas revelam um espírito inconformista que a levou a uma vida fora dos padrões de sua época.


“É demais a opinião de minha gente, que não compreende como eu não sou a mais feliz das criaturas; parece que para isso só me falta ser como todo mundo”. ETL


Suas características tão singulares, tornaram Eufrásia uma das personalidades mais conhecidas e célebres da história de Vassouras.
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Túnel de Bambus


Na agradável caminhada pelo terreno, uma das atividades mais apreciadas pelos visitantes é percorrer o extenso túnel de bambus, também chamado de “túnel do amor”.


O bambuzal entrou para cultura popular como “túnel do amor” por ter sido um local muito frequentado pelos casais apaixonados e por, segundo a lenda local, trazer o verdadeiro amor para quem percorre toda sua extensão até o final.


O túnel de bambus da Chácara da Hera é um dos principais cartões postais do local. Ele possui aproximadamente 300 metros de extensão de onde nasce um córrego de água salobra que é um dos formadores do ribeirão de Vassouras.




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Túnel de Bambus


Na agradável caminhada pelo terreno, uma das atividades mais apreciadas pelos visitantes é percorrer o extenso túnel de bambus, também chamado de “túnel do amor”.


O bambuzal entrou para cultura popular como “túnel do amor” por ter sido um local muito frequentado pelos casais apaixonados e por, segundo a lenda local, trazer o verdadeiro amor para quem percorre toda sua extensão até o final.


O túnel de bambus da Chácara da Hera é um dos principais cartões postais do local. Ele possui aproximadamente 300 metros de extensão de onde nasce um córrego de água salobra que é um dos formadores do ribeirão de Vassouras.




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Vestíbulo


Você está no vestíbulo, o primeiro ambiente ao qual os convidados têm acesso ao chegar na casa. Antes de continuar a visita, você precisa ser apresentado aos antigos anfitriões.


Por volta de 1840, a casa passou a ser propriedade dos Teixeira Leite, e por aqui passaram a viver Joaquim José e sua esposa, Ana Esméria Pontes França.


Joaquim José Teixeira Leite (1812-1872), foi um destacado “capitalista do café”, acumulando grande fortuna como um dos mais importantes comissários de café da região. Ana Esméria Teixeira Leite (1827-1871) pertencia a uma das principais famílias de cafeicultores da região.


Após o casamento, a residência da família se converteu em um dos principais palcos por onde transitavam homens e mulheres ilustres da época. A casa foi cenário de festas e saraus, um local onde se fazia comércio e se discutia finanças e política.


Aqui nasceram as duas filhas do casal, Francisca Bernardina (1845-1899) e Eufrásia Teixeira Leite (1850-1930).


Continue explorando para conhecer mais da história da família Teixeira Leite, e suas interfaces com a história do Brasil.
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Vestíbulo


Você está no vestíbulo, o primeiro ambiente ao qual os convidados têm acesso ao chegar na casa. Antes de continuar a visita, você precisa ser apresentado aos antigos anfitriões.


Por volta de 1840, a casa passou a ser propriedade dos Teixeira Leite, e por aqui passaram a viver Joaquim José e sua esposa, Ana Esméria Pontes França.


Joaquim José Teixeira Leite (1812-1872), foi um destacado “capitalista do café”, acumulando grande fortuna como um dos mais importantes comissários de café da região. Ana Esméria Teixeira Leite (1827-1871) pertencia a uma das principais famílias de cafeicultores da região.


Após o casamento, a residência da família se converteu em um dos principais palcos por onde transitavam homens e mulheres ilustres da época. A casa foi cenário de festas e saraus, um local onde se fazia comércio e se discutia finanças e política.


Aqui nasceram as duas filhas do casal, Francisca Bernardina (1845-1899) e Eufrásia Teixeira Leite (1850-1930).


Continue explorando para conhecer mais da história da família Teixeira Leite, e suas interfaces com a história do Brasil.
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Área Íntima


Você está na área íntima da casa. O acesso ao universo íntimo dos proprietários era restrito aos familiares, com exceções para poucos amigos, o que tornava a entrada nessa área um privilégio.


As casas do século XIX costumavam ser pensadas pelo olhar do visitante e não do morador, e por isso as áreas com decoração mais exuberante eram as sociais, já que aqueles eram os únicos ambientes aos quais as visitas teriam acesso. Esse hábito explica a simplicidade dos quartos, visto que precisavam conter apenas o essencial para o cotidiano de seu dono.


Através de um extenso corredor, podemos ver um quarto conjugado com quarto de vestir (ou quarto de banhar), um quarto menor e uma biblioteca, que abriga obras raras da literatura nacional e internacional.




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Área Íntima


Você está na área íntima da casa. O acesso ao universo íntimo dos proprietários era restrito aos familiares, com exceções para poucos amigos, o que tornava a entrada nessa área um privilégio.


As casas do século XIX costumavam ser pensadas pelo olhar do visitante e não do morador, e por isso as áreas com decoração mais exuberante eram as sociais, já que aqueles eram os únicos ambientes aos quais as visitas teriam acesso. Esse hábito explica a simplicidade dos quartos, visto que precisavam conter apenas o essencial para o cotidiano de seu dono.


Através de um extenso corredor, podemos ver um quarto conjugado com quarto de vestir (ou quarto de banhar), um quarto menor e uma biblioteca, que abriga obras raras da literatura nacional e internacional.




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Ana Esméria Teixeira Leite


O quadro em pintura a óleo retrata Ana Esméria Teixeira Leite (1827-1871). Ana era filha de Laureano Corrêa e Castro, o Barão de Campo Belo, com Eufrásia Joaquina do Sacramento Andrade, donos de uma das maiores fazendas e com maior quantidade de pés de café da região na época





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Ana Esméria Teixeira Leite


O quadro em pintura a óleo retrata Ana Esméria Teixeira Leite (1827-1871). Ana era filha de Laureano Corrêa e Castro, o Barão de Campo Belo, com Eufrásia Joaquina do Sacramento Andrade, donos de uma das maiores fazendas e com maior quantidade de pés de café da região na época





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Eufrásia Joaquina Correa


O quadro em pintura a óleo retrata a avó materna Eufrásia Joaquina Correa, a Baronesa de Campo Bello.





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Joaquim José Teixeira Leite


O quadro em óleo sobre tela, retrata Joaquim José Teixeira Leite. A forma como optou por ser retratado e a variedade e amplitude de temas de sua biblioteca, revelam ter sido ele um homem letrado. e erudito. Ele foi bacharel em Direito, presidente da Câmara de Vassouras por 11 anos e vice-presidente da província do Rio de Janeiro.


Ao longo de sua vida, Joaquim José Teixeira Leite envolveu-se com os projetos para construção da Estrada de Ferro D. Pedro II (futura Central do Brasil) e defendeu a implantação de núcleos de colonos na região de Vassouras.







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## Tour ### Description ### Title tour.name = Museu Casa da Hera